RESUMO

Esta Webcartografia é uma obra resultante de investigação e estudos realizados em Estágio de Pós-doutoramento da Profª. Drª. Wladilene de Sousa Lima, artista e docente-pesquisadora da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O estágio foi realizado junto ao Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro, sob a supervisão da professora doutora Maria Manuel Baptista. Em seu corpo, essa plataforma cartográfica mapeia as narrativas de vida e formação dos doutorandos da turma de 2010 do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e Minho, bem como, analisa sob os prismas do pensamento rizomático de Deleuze e Guattari, do pensamento metodológico de Cássio Hissa e do pensamento poético de Gonçalo M. Tavares, as rotas de leitura fabuladas pela investigadora sobre a implicação dos sujeitos da pesquisa na construção de seus objetos culturais de estudo. O princípio fundente desse estudo-site foi mapear o alcance desse primeiro programa em Cultural Studies no território português, caracterizando-se como uma cartografia sócio-poética, construída na e para a web (webcartografia) com os primeiros doutores em Estudos Culturais em Portugal.

Palavras-chaves: cultural studies; estudos culturais em Portugal; narrativas de vida e formação; webcartografia; pesquisa como movimento criador.

Um comentário em “RESUMO”

  1. Wlad,
    Parabéns pela grande contribuição à ciência, nessa” cartografia sócio-poética”. Parabéns, também, pela profunda humildade, que transmite ao se relacionar com o outro. Sou testemunha disto.
    Beijos,
    Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicação digital do relatório final do estágio de pós-doutoramento em Estudos Culturais da Profª. Drª. Wlad Lima da ETDUFPA ICA UFPA junto a Universidade de Aveiro Portugal sob a supervisão da Profª. Drª. Maria Manuel Baptista. A realização dessa pesquisa cobre o período de maio de 2013 a outubro de 2014. Esse site está acoplado ao portal virtual do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e Minho. Está disponível para todos os interessados, mantendo a política de copyleft de sua autora. Esse estágio teve o apoio da CAPES, através de bolsa pós-doc no exterior.