Um Programa Doutoral neste domínio consiste na análise dos discursos humanos pelo que eles relevam de representação da realidade, pondo em relevo as relações entre os homens e entre estes e o seu meio envolvente (material e imaterial), onde a memória coletiva desempenha igualmente um papel fundamental. Partindo da ideia de que a linguagem (em sentido muito lato e qualquer que seja o ponto de vista técnico-científico em que seja abordada) é o lugar de criação do homem por si próprio, os Estudos Culturais acabam por ser o polo aglutinador de todo o domínio da investigação em Cultura. Daí que, quer no contexto nacional quer internacional, esta área de estudos esteja situada, ora em Departamentos de Comunicação ora nos de Línguas e Literaturas, ou de Sociologia, mas também nos de História ou Filosofia.
Do ponto de vista epistemológico um Programa Doutoral em Estudos Culturais constitui-se como o espaço teórico no qual o objeto de estudo se encontra em permanente construção (a questão inicial é sempre ‘o que é a cultura?’ e, em seguida, ‘como se declina ela nos diversos contextos histórico-sociais?’), de cuja resposta concreta depende a metodologia particular a utilizar em cada projeto de investigação. A articulação dos recursos humanos e materiais existentes nas Unidades Orgânicas envolvidas neste Programa, pertencentes às Universidades do Minho e de Aveiro (Instituto de Ciências Sociais e Departamento de Línguas e Culturas) dotam-no de meios materiais avultados e de um corpo docente e de investigadores que contribuem com uma massa crítica de grande potencial e relevo para a concretização de um Programa Doutoral que é, desde a sua génese, multi e interdisicplinar.
O Programa Doutoral de Estudos Culturais dirige-se à formação de profissionais nas áreas da criação, promoção, animação, mediação e divulgação cultural, bem como responsáveis por bibliotecas públicas, editoras, centros de produção de informação e de eventos culturais, responsáveis culturais de embaixadas, institutos, fundações, centros culturais, empresas ligadas ao turismo e hotelaria, entre outros. A formação de investigadores nesta área tem, igualmente, como objetivo qualificar especialistas capazes de trabalhar em equipas multidisciplinares na resolução de problemas como o desenvolvimento sustentável, a ética empresarial, os estudos fílmicos, de género, os media, a internet, pós-colonialismo, preservação de património material e imaterial, etc. A investigação nesta área procurará ainda responder à necessidade de formação de pesquisadores capazes de produzir investigação em ambientes que exijam a articulação de diversas áreas científicas como Comunicação, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Literatura ou Património. Áreas de especialização (conferidas pela temática da tese de doutoramento): Hermenêuticas Culturais, Comunicação Intercultural e Sociologia da Cultura. Horário e local de funcionamento: sextas-feiras, em regime de rotação anual nas Universidades de Aveiro (DLC) e do Minho (ICS).