PORTA IDENTIDADES

Porta-identidade é um conceito de Erving Goffman, apresentado na obra Estigma: notas sobre a manipulação da identidade, que diz respeito as identidades impostas pelo social e que não consideram os elementos biográficos de um sujeito, de uma instituição.

Se pensam que ao nos exigir, que puxemos da carteira todos os nossos documentos obrigatórios – aqueles impostos pelos governos – e que com isso, ficarão sabendo tudo sobre nós, estão enganados. O nosso porta-identidade não nos comporta.

Ao empregar esse termo, desejo de instalar uma dimensão crítica, fazer um jogo-convite ao leitor para que ele não acredite apenas nas palavras escritas nesse site, mas que possa vivenciar, por si mesmo, no corpo-a-corpo, as instituições apresentadas aqui – as Universidades de Aveiro e do Minho e aquilo que as une nesse texto, o seu Programa Doutoral em Estudos Culturais – e, quem sabe conhecer, pessoalmente, duas professoras-investigadoras – a Professora Doutora Wladilene de Sousa Lima, artista-pesquisadora e autora dessa Webcartografia e a Professora Doutora Maria Manuel Baptista, pesquisadora e supervisora desse estágio de pós-doutoramento.

Vasculhem os nossos porta-documentos:

Porta Identidade das UA e UMINHO

Porta Identidade do PDEC

Porta Identidade da Supervisora

Porta Identidade da Autora-pesquisadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicação digital do relatório final do estágio de pós-doutoramento em Estudos Culturais da Profª. Drª. Wlad Lima da ETDUFPA ICA UFPA junto a Universidade de Aveiro Portugal sob a supervisão da Profª. Drª. Maria Manuel Baptista. A realização dessa pesquisa cobre o período de maio de 2013 a outubro de 2014. Esse site está acoplado ao portal virtual do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e Minho. Está disponível para todos os interessados, mantendo a política de copyleft de sua autora. Esse estágio teve o apoio da CAPES, através de bolsa pós-doc no exterior.